segunda-feira, 19 de novembro de 2007

FESTIVAL DO AÇAÍ REUNE MAIS DE 2.000 PESSOAS




O bairro do Curuçambá fica localizado no Município de Ananindeua. Nele existem aproximadamente 14 ilhas,as mais conhecidas são a de Igarapé Grande,Santa Rosa, João Pilatos,Sassunema,Vissoza,Sororoca, e a de Boa Esperança.
Ao som do típico barco da Amazônia e a bela paisagem que o Rio Maguarí oferece. Os moradores da região se deslocaram no ultimo final de semana para o Tradicional Festival do Açaí das ilhas do Curuçambá.
O Festival ocorreu de 09 a 12 de novembro na comunidade de Boa Esperança.A comemoração está na sua XIII edição,com resultados positivos a cada ano que passa.Ele é organizado por todas as comunidades que fazem parte das associações criadas pelos próprios moradores das ilhas.O objetivo é de arrecadar recursos nos quais beneficiam projetos que visam proteger e beneficiar o local.
O primeiro Festival ocorreu no ano de 1995 na comunidade de Igarapé Grande.O segundo em 1996 na comunidade de João Pilatos,e dessa forma ia alternando ate o ano de 2006.Este ano a comunidade escolhida foi a Boa Esperança,pois segundo os organizadores, o Festival trás benefícios ,e a comunidade estaria precisando de novas estruturas.
Nos dia do Festival, grande parte dos moradores adquirem resultados positivos.
O direcionador de barcos Airton Fernando da Silva,42 anos,diz que na época da festa recebe uma boa contribuição financeira.
“Trabalho todos os anos no Festival, cobrando a travessia para a ilha no valor de 1,00 real, além de ganhar um bom dinheiro,é gratificante,pois me divirto muito” diz seu Airton satisfeito.
Além do Festival do Açaí, as comunidades realizam outros festivais como é o caso do Festival do Camarão na ilha de Sororoca, o Festival da Macaxeira em Boa Esperança, e o Festival do Cupuaçu na comunidade de Barreiros na ilha de Patauateua.
Todas as ilhas desenvolvem projetos que visam auxiliar suas condições financeiras, ou seja, os moradores criam associações onde o principal objetivo é conseguir recursos para a melhoria de suas comunidades. O Presidente da Associação de Pescadores Artesanais e Produtores Rurais, Nivaldo Assunção Navegantes, 49 anos,morador da Ilha de Santa Rosa,diz que aproveitou o Festival pra vender açaí e assim conseguir arrecadar renda para a sua Associação...
“Como sou presidente da associação citada, organizei uma reunião onde foi resolvido a venda de açaí no Festival, pois o objetivo da nossa Associação é ajudar os produtores rurais que fazem parte dela,e com a venda do açaí podemos ganhar um dinheiro a mais” revela seu Nivaldo conhecido como “Navegante”.

Nenhum comentário:

Nosso prédio próprio

Nosso prédio próprio